sábado, 19 de abril de 2008

Resumo: GUIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Introdução; As filosofias subjacentes às concepções de educação física. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

O autor comenta diversas areas que educaçao fisica pode ser aplicada, como:higienista, militarista, pedagogicista, competitivista, fisica popular.A educaçao física higienista visa formação de pessoas saudaveis e fortes, transformando a educaçao fisica em um agente publico, com intuito de resolver o problema da saúde publica da sociedade atravéz da educação.Militarista tem preocupaçao com a saude, mais visa pessoas com um bom porte fisico para poder enfrentar as batalhas e as guerras.Pedagogicista ela tem como objetivo educar, passar os fundamentos da educaçao fisica.Competitivista visa a formaçao de atletas para superar seus limites esportivos e assim obter uma boa colocaçao no podium.A fisica popular tem metodologias totalmente diferente das comentadas acima, ela estimula a organização do movimento as classes populares para o embate da prática social.A higienista tem como metodologia a frase "sociedade limpa de doenças”.A militarista possui essa frase como inspiraçao "elevar a Nação" à condiçao de "servidora e defensora da patria".Pedagogicista possuir varias expressoes ao contexto como: "a educaçao do movimento"e "valorizaçao do profissional da Educaçao Física"."A competitivista volta-se para o culto do atleta-herói, aquele que a despeito de todas dificuldades chegou ao podium".A física popular fala sobre "um relato sobre a práticas de educaçao física autônoma dos trabalhadores".

Aluno:Thiago Gurgel Turno Matutino 1 semestre

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